11 julho 2002

Um belo dia hj né?!?!
um friozinho delicioso... pra trabalhar então.. vcs não podem imaginar...

Sempre gostei muito do espaço, das estrelas, dos astros enfim, nunca tive o sonho de ser astronauta, ou alguma coisa assim, mas qdo puder, quero observar bem de perto aquelas coisas brilhantes que ficam no céu...
Sou bem emotiva, qq coisa eu choro, e esses dias eu quase chorei pois eu vi com os meu próprios olhos o alinhamento dos planetas.. hehehe parece tão idiota, mas vc já parou para pensar que agente só ouve falar deles, que eles existem, na maioria das vezes só os vimos em fotografias nos livros de geografia.
Nunca me esqueço o ano de 1997, qdo um cometa passou bem próximo a terra... me lembro como se fosse ontem, um sábado de noitinha, e lá estava ele... um cometa... putz.. que máximo... estudiosos diziam na época que só Moisés (Blíblia) o teria visto... cara!!! e agora era a "minha" vez.

Vixi que viagem... mas tudo isso para comentar sobre o sol e suas explosões e sons...
"Uma tempestade de dimensões astronômicas tumultuou a superfície do Sol na manhã da segunda-feira 1º.
O maremoto estelar produziu ondas gasosas de 350 mil quilômetros de altura e 40 vezes o diâmetro da Terra.
Em seu interior, o calor chegava a 60 mil graus Celsius, dez vezes mais do que a temperatura solar habitual.
Essa chuva de fogo é extemporânea e desobedece o ciclo natural que prevê explosões em intervalos de 11 anos, quando os átomos que formam essa imensa estrela gasosa que é o Sol entram em fúria e se chocam uns contra os outros."


Confira algumas imagens e os sons nos sites:
::SOHO - http://sohowww.nascom.nasa.gov - Solar & Heliospheric Observatory
::NASA - http://www.nasa.gov (não deixe de ver a galeria de imagens... incríveis!!!)
::ESA - http://www.esa.int - European Space Agency
::ISTOÉ - Fúria Estrelar

Nenhum comentário:

Postar um comentário