18 janeiro 2011

As executivas mais poderosas do Brasil e do mundo

2011 é especialmente significativo para as brasileiras, que, no primeiro dia do ano, viram Dilma Rousseff se tornar a primeira mulher a assumir a presidência do Brasil. A exemplo da política, elas também vêm conquistando papéis de destaque no mundo dos negócios. Uma eleição promovida pela primeira vez pelo jornal Valor Econômico, em parceria com a consultoria Egon Zehnder, apontou as 14 principais executivas brasileiras. Elas foram escolhidas segundo critérios como tempo no cargo, complexidade da gestão, mudanças de impacto promovidas no negócio, desempenho financeiro, grau de inovação e o volume de investimentos em expansão.


Encabeçando a lista, está a engenheira mecânica carioca Ana Zambelli, de 37 anos, presidente da unidade brasileira da franco-americana Schlumberger, uma das maiores fornecedoras mundiais de produtos para exploração de petróleo. A empresa opera em 88 países e emprega 77 mil de 140 nacionalidades. Com os anúncios dos campos de Tupi e do pré-sal, a operação brasileira vem ganhando atenção especial do grupo, assim como a gestão da brasileira, em especial pelo fato de ser uma mulher na presidência de uma importante organização do setor de óleo e gás no Brasil. Formada na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Ana estagiou e foi contratada como engenheira de campo, trabalhando em plataforma de petróleo. Hoje, está à frente de 1.700 profissionais.


Na segunda colocação, está Andrea Bertone, da Duke Energy, seguida por Annette Reeves de Castro (Esmaltec e Cascaju) e Chieko Aoki (Blue Tree Hotels).


Confira a lista completa, com os nomes e cargos das executivas:
Ana Zambelli - presidente da Schlumberger Brasil
Andrea Bertone - presidente da Duke Energy
Annette Reeves de Castro - superintendente da Esmaltec e da Cascaju
Chieko Aoki - presidente do Grupo Blue Tree Hotels
Cláudia Farkouh Prado - sócia da Trench, Rossi e Watanabe
Cláudia Goulart - presidente da GE Healthcare Latin America
Denise Santos - presidente do Hospital e Maternidade São Luiz
Heloísa Helena Assis - dona da rede de salões Beleza Natural
Liliana Aufiero - presidente da Lupo
Luiza Helena Trajano - superintendente da rede de varejo Magazine Luiza
Maria Silvia Bastos - presidente da Icatu Seguros
Nadir Moreno - presidente da UPS do Brasil
Regina Nunes - presidente da Standard & Poor´s no Brasil
Sonia Hess - presidente da Dudalina, maior fabricante da camisas masculinas do país


A curiosidade não para por aí. E no mundo, quem é a executiva mais poderosa? Segundo ranking da revista Fortune, divulgado no final do ano passado, pela quinta vez consecutiva, é Indra Nooyi, de 54 anos, chairman e CEO da PepsiCo. Segundo a publicação, Indra conseguiu elevar as vendas da empresa a US$ 43 bilhões durante o ano de 2010. Na segunda colocação aparece Irene Rosenfeld, chairman e CEO da Kraft Foods, que também ocupou o segundo lugar no ranking de 2009, seguida por Pat Woertz, da Archer Daniels Midland, e por Angela Braly, da WellPoint (WLP), que também mantiveram as posições registradas no ranking anterior. (O Globo)


Veja abaixo as 10 primeiras colocadas do ranking da Fortune, que lista as 50 executivas mais poderosas:


Indra Nooyi - PepsiCo
Irene Rosenfeld - Kraft Foods
Patricia (Pat) Woertz - Archer Daniels Midland
Angela Braly - Wellpoint
Andrea Jung - Avon
Oprah Winfrey - Harpo e OWN (the Oprah Winfrey Network)
Ellen Kullman - DuPont
Ginny Rometty - IBM
Ursula Burn - Xerox
Carol Bartz - Yahoo

Poderosas..sim....mas usar gravata?? só se for assim:


 Andrea Marques: de longe, preto e dourado numa seda elegante e super feminina, quase como bolinhas modernas… que bem de pertinho viram besouros!(Oficina de estilo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário