10 maio 2013

Eu e a costura = um caso de amor

 Sou apaixonada por costura, moda, roupas e tecidos desde criança. Tenho lindas lembranças de passar horas no Supermercado dos Tecidos... perdida e encantada por tantas cores e texturas. Me lembro da minha mãe escolhendo tecidos, sentada na cadeira conversando com o estilista da loja com um desenho lindo de um vestido de princesa ou com um conjunto de saia e blazer com ombreiras. Que saudades.

Lembro também de passar horas na casa da Dorcas, a primeira fada madrinha que eu conheci. Isso mesmo, a Dorcas é amiga e era a costureira da família e das mulheres da igreja lá em Limeira. Lembro-me do cheiro da casa da Dorcas... cheiro de linha, de tecido e de uns assados maravilhosos que ela fazia. Era muito engraçado pois as mulheres da igreja se encontravam e diziam assim: "aaaaah... eu bem que vi esse tecido na Dorcas, seu vestido ficou lindo".

Desde sempre eu quis aprender a costurar, a saber os nomes dos tecidos etc... Foram várias as tentativas, mas no segundo semestre do ano passado eu consegui realizar efetivamente esse sonho. Lembro-me que na minha primeira noite de aula, saí do trabalho na mesma hora meu chefe (pastor Erton Köhler) e ele me perguntou pra onde eu ia com aquele monte de réguas. Eu respondi com todo orgulho, vou pro meu curso. Ele tentou adivinhar dizendo: ah é, curso de pós-graduação? Pra decepção dele eu disse que era pro meu curso de Corte e Costura... rsrsrsrsrsrs siiiim... ele deu um tapa na testa :P Mas eu não estava nem aí, pois eu estava realizando um sonho.

Foi com muuuuuuuito custo que eu consegui terminar, foram três meses com aulas todos os dias. O conteúdo do curso era costura feminina e infantil. Na prática produzimos uma camisa, uma saia e um vestido de criança, só que conceitualmente o curso é muito completo.

Hoje, tudo que se diz respeito a costura me encanta... máquinas antigas, tesouras, cortadores, agulhas, alfinetes, botões, moldes, etc. Percebo que é amor mesmo, sabe?! O bom de fazer um curso intenso foi isso, eu saí da paixão platônica para o amor prático ;)

Camisa: gola, manga, cava, botões, etc

Saia evasê: cós, zíper invisível, botão encapado, etc

Vestido com forro embutido, gola entre outros conceitos e mais uma calcinha

Vestido franzido



 Ufa.. ainda bem que eu consegui introduzir esse assunto por aqui... agora, eu acho que desencanto mais uns vários posts sobre essa delícia que é costurar.

E você? Já pensou em entrar para este clubinho?

5 comentários:

  1. Estou simplesmente impressionada com suas costuras!
    Também quero virar uma expert assim :)
    Parabéns!!

    www.dannyreis.com

    ResponderExcluir
  2. Amei o post! Me identifiquei muito com ele.. também lembro de sempre acompanhar minha mãe em Limeira às lojas de tecido, eu ficava encantada, gostava de passar a mão para sentir as texturas, gostava de ver a estilista, e desde então eu dizia pra todo mundo que quando eu crescesse eu seria uma estilista! Quando fiz 18 anos fiz um curso de desenho de moda e gostei muito, vi que tinha jeito, mas comecei a pensar na moda mais como um hobby do que como uma profissão, então fui estudar Publicidade e Internet que também amo! (Amo taaanta coisa!)
    Sempre quis aprender costurar, mas minha mãe nunca quis me ensinar, dizia que não tinha jeito, que eu tinha que aprender por mim mesma, etc. Daí por um tempo toda essa minha paixão ficou guardada, até que fiz o Customizando :) juntando todos os conhecimentos que tenho de moda, publicidade, design, internet, enfim, me encontrei!
    E esse ano fiquei ainda mais feliz quando consegui vaga em um curso de corte e costura muito bom e gratuito na minha cidade. Foi um grande presente de Deus! As aulas são duas vezes por semana e estou amando! Até hoje não perdi nenhuma aula e não pretendo perder, porque além de amar, eu ainda apanho um pouco, então preciso de todas as aulas e de todos os minutos disponíveis para aprender mais. Tenho colocado alguma coisa sobre isso no meu blog.
    Enfim, meu comentário ficou muito grande haha mas fiquei feliz de saber que temos esse ponto em comum de sonharmos com isso na nossa infância na mesma cidade!
    Bjins

    ResponderExcluir
  3. não tem sensação igual a quando vc termina um projeto de costura e vai mostra-lo ao marido/amigo/irmão/mãe/alguém. o tempo voa quando estou na frente da maquina. se somente eu pudesse largar tudo e fazer so costura, artesanato e bolos... 'suspiros'...

    ResponderExcluir
  4. nossa!! gostei do post e da empolgação, parabens e continue assim.com certeza voce vai vencer.

    ResponderExcluir
  5. tudo que se poe,Deus com certeza tudo concorre para o bem. tenho certeza que Deus ama os filhos que trabalham. obs:gostei do vestinho infantil , queria aprender para fazer para minha filhinha. simples e deve ser muito facil, principalmente para quem não sabe como eu kkk... mais quero aprender.AMEM!!OBRIGADO.

    ResponderExcluir