03 janeiro 2013

JAN2013 - Livros do Mês


Livro: O Doador
Editora: Sextante 

Com mais de cinco milhões de livros vendidos no mundo, O Doador é uma fascinante história de transformação e coragem ambientada num futuro distante.

Ganhadora de vários prêmios, a autora Lois Lowry constrói um mundo aparentemente ideal: não existe dor, desigualdade, guerra nem qualquer tipo de conflito. Por outro lado, também não existe amor, desejo ou alegria genuína.

Os habitantes da pequena comunidade, satisfeitos com suas vidas ordenadas, pacatas e estáveis, conhecem apenas o agora – o passado e todas as lembranças do antigo mundo foram apagados de suas mentes.
Uma única pessoa, o Doador, é responsável por ser o guardião dessas memórias, com o objetivo de proteger o povo do sofrimento e, ao mesmo tempo, ter a sabedoria necessária para orientar os dirigentes da sociedade em momentos difíceis.

Aos 12 anos, idade em que toda criança é designada à profissão que irá seguir, Jonas recebe a honra de tornar-se o próximo Doador. Ele é avisado de que será um treinamento difícil, que exigirá coragem, disciplina e muita força, mas não faz idéia de que seu mundo nunca mais será o mesmo.
Orientado pelo velho Doador, Jonas descobre pouco a pouco o universo extraordinário que lhe fora roubado. Como uma névoa que vai se dissipando, a terrível realidade por trás daquela utopia começa a se revelar.

Ganhador da Medalha John Newbery por sua significativa contribuição à literatura juvenil, este livro tem a rara virtude de contar uma história cheia de suspense, que prende os leitores pelo drama de seu personagem central, e ainda provocar profundas reflexões em pessoas de todas as idades.

****
Jonas vive num mundo onde não há pobreza, crime, doença, fome, divórcio, medo ou dor.  Todos têm emprego, família, saúde, educação e lazer. As pessoas são treinadas para manter seus sentimentos sob controle. As regras de conduta são invioláveis, os desejos, reprimidos e o amor é uma palavra excluída do vocabulário. A ordem e a paz reinam absolutas.

Mas esse universo cuidadosamente construído começa a desmoronar quando Jonas completa 12 anos. Na Cerimônia anual em que todas as crianças dessa idade recebem dos governantes sua Atribuição – a carreira que deverão seguir para o resto da vida –, o menino vê sua amiga Fiona ser nomeada Curadora de Idosos e seu alegre companheiro Asher ser incumbido da função de Diretor-Assistente de Recreação.

Porém, ele foi escolhido para desempenhar um papel especial: o de Recebedor de Memórias. Isso significa que será o único a guardar lembranças do passado e a ter conhecimento dos sentimentos, das sensações e das experiências humanas que foram banidas daquele mundo.

Para cumprir sua missão, Jonas é colocado sob a tutela de um sábio ancião, o Doador, que será o responsável por transmitir-lhe as lembranças. À medida que seu treinamento progride, ele começa a desvendar os sombrios segredos que se escondem sob aquela frágil perfeição.

Aos poucos, ele passa a questionar o alto preço que sua sociedade paga para eliminar o sofrimento. Até que ponto evitar a dor pode nos tornar mais felizes? Vale a pena abrir mão das emoções para permanecer no caminho certo? Mas não são os sonhos, os desejos e as angústias que dão sentido à nossa vida?

Sem conseguir mais se adaptar àquela falsa realidade, Jonas terá outra cruel tarefa pela frente: escolher entre a própria vida e a salvação do seu povo. Envolvente e cheio de suspense, O Doador tem o poder de suscitar nos leitores os mesmos sentimentos conflitantes e angustiantes do jovem herói, fazendo-os pensar no que é uma sociedade perfeita.


Livro: Amor e Respeito
Editora: Mundo Cristão

Como não percebi isso antes?
Psicólogos hoje afirmam o que a sabedoria bíblica já havia estabelecido há milênios: o relacionamento homem-mulher somente ocorre de modo saudável quando ele a ama, e ela o respeita.

A relação entre a necessidade de amor e de respeito no relacionamento conjugal tem tudo a ver com o tipo de casamento que você terá. E à medida que ambos teimam em desrespeitar essa lei básica da convivência do casal, dão vazão ao que Emerson Eggerichs denomina ciclo insano, que, sem dó nem piedade, destrói a harmonia conjugal.

A simplicidade da argumentação do autor surpreende e tem cativado centenas de milhares de pessoas em vários países que atestam sua eficácia: quando o marido se sente desrespeitado, é especialmente difícil para ele amar a esposa. Quando a esposa não se sente amada, é especialmente difícil para ela respeitar o marido.

Descubra como colocar em prática a mensagem de Amor e respeito e experimente o conselho do sábio Salomão: "Desfrute a vida com a mulher a quem você ama".

Sobre o autor:
Emerson Eggerichs costuma dizer que discorda totalmente do que afirma uma das principais canções dos Beatles, "All you need is love" (Amor é tudo o que você precisa). Afinal, cinco em cada dez casamentos acabam porque o amor isoladamente não é tudo. Não que o amor não seja importante. Ele é vital, especialmente para a mulher, mas o que está faltando é considerar a necessidade masculina por respeito. E esta tem sido a razão de viver de Emerson: ajudar o casal a preencher mutuamente as necessidades distintas.

Emerson Eggerichs é mestre em Comunicação pelo Wheaton College, mestre em Divindade pelo Dubuque Seminary e doutor em Psicologia Familiar pela Michigan State University. É casado com Sarah. O casal tem três filhos (Jonathan, David e Joy).

Um comentário:

  1. eu quero uma resenha sobre o meu livro aqui neste blog!!! rsrs

    ResponderExcluir