05 julho 2012

Jul2012 - Livros do Mês I

Desde as férias em Abril que eu não falo mais sobre o livro do mês por aqui. Juro que não é por falta de leitura.... continuo lendo sempre. Tenho pelo menos uns 3 para indicar pra vcs. Mas o post de hoje vai ser sobre livros de Fotografia.

Pois é...depois da minha graduação em jornalismo, nunca mais estudei a fundo fotografia. Nunca parei totalmente de lidar com a foto, porém nunca mais estudei.

Agora, neste semestre decidi volta à escola e sou aluna do Curso Profissionalizante de Fotografia do Espaço F/508 de Fotografia. E não consigo para de querer ver, estudar e fazer fotografias.

Tenho pesquisado alguns títulos e lido os capítulos disponíveis para download e posso te dizer que eles valem o que valem em R$.




A Foto em Foco: Uma Jornada na Visão Fotográfica
As imagens mais atraentes são, clara e deliberadamente, expressões da visão de um fotógrafo, de como ele ou ela pensam e sentem-se sobre um motivo em particular. Elas são experiências emocionais que são tanto intensamente pessoais quanto simultaneamente universais em seu apelo. Uma grande imagem é resultado da intenção apaixonada do fotógrafo, comprometimento com o mundo e, mais importante, sua visão. A técnica e a produção desempenham papéis cruciais, mas ela começa e termina com a visão.

A FOTO EM FOCO: UMA JORNADA NA VISÃO FOTOGRÁFICA é sobre encontrar e expressar sua visão fotográfica. Um livro pessoal cheio de sabedoria do mundo real e imagens belas e inspiradoras. O fotógrafo David duChemin mostra a você tanto o como quanto o por quê encontrar, perseguir e expressar sua visão com uma câmera sobre seu olho.

duChemin compartilha, de forma cândida e eloquente, suas técnicas e processos mentais na criação de imagens que ressoem fi rmemente nos espectadores. Tanto instrutivo quanto inspirador, o A FOTO EM FOCO auxilia você em sua jornada fotográfi ca para produzir imagens melhores de pessoas, lugares e culturas que você ame, estejam elas ao redor do mundo ou em sua cidade natal. Este livro cobre tudo, desde o básico da narração de história e estudos fotográfi cos, até sobre como se aproximar respeitosamente de alguém para um retrato de rua. Mais importante, ele enfatiza o tema crucial da visão – e ajuda você a cultivar e perseguir sua própria visão, e então encaixá-la dentro do enquadramento.

Com prefácio de Joe McNally e posfácio por Vincent Versace

“David faz algo aqui que poucos fi zeram – ele não apenas apresenta suas imagens absolutamente cativantes, como mostra o processo mental por trás daquelas imagens, bem como sobre como começar a capturar os tipos de imagens que todos nós queremos obter. As pessoas estarão falando deste livro nos anos que virão. Ele é bom assim!”

— Scott Kelby, fotógrafo, autor, Presidente da National Association of Photoshop Professionals.

Composição: de Simples Fotos a Grandes Imagens
 Fazer suas fotos saírem das capturas comuns em direção às grandes imagens começa com um sólido entendimento de sua câmera e suas lentes, a fi m de que possa mudar intuitivamente de uma configuração para outra, capturando os momentos a medida em que aconteçam.

Apesar de este livro ser sobre composição, eu prefiro começar do começo, com a câmera, e dar a você os fundamentos para estabelecer uma base sólida para a construção de fotografias, em vez de simplesmente “tirar fotos”.

Depois, estuda-se a luz. Cada imagem que você faz é influenciada por ela. Sua câmera mede a qualidade, a quantidade e a direção da luz, e lhe informa sobre a exposição a ser usada para fazer imagens que representem sua visão.

O livro também trata sobre compensação de exposição, que dá o controle criativo da exposição. Uma vez com a exposição básica, é preciso decidir o clima que se está tentando capturar.

Enfim, chega-se à composição que é a arte de arrumar os elementos no quadro em uma imagem agradável. Fica a seu critério determinar o que é o tema e arrumar os elementos. As linhas e as formas são elementos importantes na composição.

Belamente ilustrado com fotos amplas e vibrantes, este livro ensina a assumir o controle de sua fotografia e a fazer a imagem que você busca quando pega a câmera.

Acompanhe este guia cativante e inteligente, para aprender sobre:
• Os recursos-chave da câmera que afetam a composição, incluindo o triângulo da exposição (ISO, abertura e velocidade do obturador)
• Sombras e luzes e como dirigir a visão do espectador para seu tema
• Linhas e formas que criam caminhos visuais para pontos de interesse em sua imagem
• O papel da cor – usando cores complementares ou contrastantes – para acrescentar sua expressão artística individual
• Relação espacial e como posicionar o tema dentro do quadro para retratos, fotos de ação ou paisagens


Exposição - De Simples Fotos a Grandes Imagens
Lembre-se sempre de que não é a câmera, mas a pessoa utilizando-a quem faz belas fotografias. Divirta-se, cometa erros e depois aprenda com eles. Quando se der conta, já terá feito a transição de alguém que fazia simples cliques e agora faz grandes imagens.
Não importa a marca ou mesmo o tipo de câmera que você possui. Todas apresentam o mesmo propósito: criar uma fotografia corretamente exposta. Mas o que exatamente significa “corretamente exposta”? Tudo começa com o entendimento básico da exposição e de como fazer ajustes para conseguir os resultados desejados. A exposição é o processo em que a luz que reflete de um tema passa por uma abertura na lente da câmera em direção ao sensor, por um determinado período de tempo.

Você vai aproveitar bastante, não importa qual seja a sua câmera, mas para obter mais benefícios precisará de algo em que possa assumir o controle. Meu objetivo, e a razão para fazer este livro, é ajudá-lo a entender o básico da fotografia e conhecer os elementos dos quais precisa para começar a criar boas imagens. A partir daqui, você poderá utilizar seu conhecimento de exposição e de como ela se relaciona com as diferentes situações e cenários que vai encontrar.

Com este livro você irá:
• Aprender como a câmera “vê” a cena e determinar quanto de luz é preciso para uma exposição apropriada.
• Tornar-se familiarizado com os modos de medição da câmera, e como escolher o correto para conseguir as melhores exposições.
• Entender o que um histograma lhe diz sobre a qualidade da sua exposição.
• Aprender todos os melhores truques e técnicas para conseguir as melhores fotos de ação, paisagem, retratos e com pouca luz.
• Aprender outros tópicos críticos, como composição, foco, profundidade de campo, e muito mais.
• Compreender plenamente todos os conceitos e técnicas aprendidos com tarefas no final de cada capítulo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário