02 abril 2004

Circuito Túnel do Tempo
Você sabia que a Catedral Metropolitana Ortodoxa de São Paulo é uma réplica da Igreja de Santa Sofia de Istambul? Que no período do Brasil Colônia, a região do bairro da Liberdade era conhecida como o Campo da Forca, onde havia a Praça da Forca. Pois é, muitos moradores que nasceram e vivem na cidade de São Paulo desconhecem a própria origem e a história da cidade. Para corrigir essa falha é possível fazer o Circuito Túnel do Tempo.

O passeio começa na Avenida Vergueiro (em frente ao Centro Cultural São Paulo). Todos a postos no ônibus, o passeio começa. Rumo à Praça da Sé – a primeira parada - o guia turístico vai contando histórias curiosas, como a origem do bairro da Liberdade (em 18 de junho de 1908, chegou ao porto de Santos o navio Kasato-Maru, trazendo os primeiros imigrantes japoneses ao Brasil. O bairro Liberdade foi escolhido porque os aluguéis das casas eram baratos) ou que onde hoje é a Avenida 23 de maio corria ali o Rio Itororó.

Após uma rápida passagem pela catedral da Sé e ao Marco Zero de São Paulo, o guia leva os turistas a Casa da Marquesa onde começa o grande diferencial desse circuito: uma atriz interpreta a própria Marquesa de Santos (foto) e conta um pouco da sua vida. Além dela, será possível “conhecer” o Padre Anchieta e o compositor e regente Carlos Gomes.

O tour ainda segue até a Igreja do Pátio do Colégio, onde estão as vestes e o fêmur do Padre Anchieta. No Pátio do Colégio, poucas pessoas sabem, há uma vista magnífica para a região da avenida do Estado, um museu e outros atrativos. Saindo do Centro Velho passa-se pelo Viaduto do Chá e acontece o segundo desembarque em frente ao Teatro Municipal. Os participantes são recebidos por Carlos Gomes que conta a sua história e fala de suas óperas.

Circuito Túnel do Tempo
End: Avenida Vergueiro (saída para o passeio), 1.000 Em frente ao Centro Cultural São Paulo, Liberdade
Tel: 5182-3974
Preço: R$ 25,00 (por pessoa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário