14 novembro 2012

A dor de um pai

© Foto de James Karales. Martin Luther King em casa com a filha Yolanda. Montgomery. EUA, 1962.
Nesta fotografia o pastor e líder do movimento pelos direitos civis Martin Luther King tenta explicar à sua filha Yolanda por que ela não poderia ir para Funtown, um parque de diversões destinado apenas aos brancos em Atlanta. "Uma das experiências mais dolorosas que eu já enfrentei foi ver as lágrimas da Yolanda quando eu disse a ela que Funtown era proibida para crianças de cor", disse King. Ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 1964, Martin Luther King foi baleado e morto em 04 de abril de 1968, em Memphis, no Tenessee, por um racista de cor branca.
-----
O  mais intrigante é que há mais ou menos 20 anos, os meus pais tinham que me explicar porque nós não podíamos frequentar dois dos melhores clubes da cidade, pois não aceitavam negros como sócios. 
-----
Espero muito que os meus filhos não tenham esse tipo de lembrança.


2 comentários:

  1. Anônimo9:20 AM

    I have a dream... Com a graça de Deus, os teus, os meus, os nossos filhos poderão viver esse sonho como sendo realidade. É a nossa esperança! Zeu.

    ResponderExcluir
  2. Pois e' Mani! o mais interessante e' este tipo de discriminacao acontecer no Brasil, um pais que segundo nossas origens, nao pode ser considerado 'branco' ou 'preto'.
    Vamos trabalhar pra que este tipo de preconceito nao se estenda aos nossos filhos, pois na real, ja' ta fazendo hora extra ne' nao???
    bjs

    ResponderExcluir