22 maio 2010

Pacote de novidades da Folha tem novos colunistas; cadernos mudam de nome

Amanhã eu compro a Folha!!
Sério, eu nasci vendo o jornal
Folha de São Paulo chegando de manhãzinha em casa. Isso é interessante, pois até o meu estilo de redação, de ler e fazer notícia foi muito influenciado pela Folha.
Os tempos são outros, mas eu continuo com este romantismo com o jornal. Amanhã, daqui a pouquinho, teremos novidades na Folha de São Paulo impressa e estou satisfeita de poder acompanhar esta mudança com a visão que tenho hoje (assunto para outro post :)).


-----


A partir de domingo, quando estreia o novo projeto gráfico e editorial da Folha, o jornal passa a contar com um grande elenco de novos colunistas. Cadernos estão sendo reformulados e alguns deles também terão novos nomes.


O atual caderno Brasil passa a se chamar Poder. Dedicado aos interesses do cidadão e à esfera pública, o caderno faz a cobertura dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de tratar de assuntos relacionados à religião, ao meio ambiente, aos movimentos sociais e às diversas organizações da sociedade civil.


Este ano, Poder, editado pela jornalista Vera Magalhães, tem na cobertura das eleições gerais (para presidente, governador, dois senadores, deputado federal e deputado estadual) o seu principal foco de atenção.


A atriz Fernanda Torres, que estreou como dramaturga em 2009 com a peça "Deus É Química", passa a escrever em Poder quinzenalmente, aos sábados, sobre as eleições. Dividirá o espaço com o diretor-executivo da ONG Transparência Brasil, Cláudio Weber Abramo.


O caderno Dinheiro, editado pelo jornalista Raul Juste Lores, passa a se chamar Mercado. E vai receber 15 novos colunistas em suas páginas.


Entre eles, o empresário Eike Batista, empreendedor das áreas de mineração e siderurgia, hoje o brasileiro mais rico segundo a revista "Forbes", que escreverá mensalmente.


Como ele, também escreverão todo mês Fábio Barbosa, presidente da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e do Banco Santander no Brasil, e o deputado Antonio Palocci, ex-ministro da Fazenda do governo Luiz Inácio Lula da Silva e coordenador da campanha de Dilma Rousseff à Presidência.


O publicitário Nizan Guanaes escreverá em Mercado a cada 15 dias. Sócio majoritário do grupo ABC, Guanaes se divide hoje entre Nova York e São Paulo e pretende fazer com que sua colaboração se beneficie dessa dupla residência.


Dando ênfase ao funcionamento da economia real, ao mundo dos negócios, aos gargalos e desafios que o Brasil deve enfrentar, Mercado terá ainda uma série de novidades.


A coluna "Mercado Aberto", editada pela jornalista Maria Cristina Frias, ganhará novas seções e passa a ocupar uma página inteira. Será publicada diariamente, com exceção dos sábados. Nesse dia, estreia a seção "Cifras e Letras", dedicada a livros de economia, administração, negócios e carreiras.


Outra novidade de Mercado será a seção diária de "Commodities", com as tendências do setor mais forte da balança comercial brasileira.


O FolhaInvest, que circula às segundas, também será reforçado. A consultora Márcia Dessen escreverá semanalmente uma coluna dedicada à educação financeira e aos investimentos dos leitores. Outros dois novos colunistas, quinzenais, serão Maria Ines Dolci, especialista em direito do consumidor, e Gustavo Cerbasi, autor de best-seller sobre finanças pessoais.


Mais novidades
A jornalista, cronista e tradutora Vanessa Barbara passa a escrever aos domingos uma crítica semanal de TV, na Ilustrada. "Minha intenção é tentar aliar um formato mais leve, de crônica, ao texto mais tradicional de crítica de TV", diz Vanessa, 27. Ela é autora de "O Livro Amarelo do Terminal" (Cosac Naify, 2008), que recebeu o prêmio Jabuti de reportagem.


O jornalista da Folha Jairo Marques, que é cadeirante, terá uma coluna quinzenal sobre o assunto em Cotidiano, às terças-feiras. Ele também assina o blog "Assim como Você", na Folha Online.


Aos domingos, a Folha passa a publicar o caderno Ilustríssima, editado pelo jornalista e tradutor Paulo Werneck, que substitui o Mais!. Dedicado à cultura, aos assuntos de ciência e a grandes reportagens, a Ilustríssima pretende se destacar pela narrativa de alta qualidade e desprovida de jargão acadêmico, publicando ensaios, poesia, dramaturgia e quadrinhos.


O caderno Informática, que circulava às quartas, será substituído pelo Tec, editado pelo jornalista Rodolfo Lucena. O novo caderno vai tratar do mundo virtual tecnológico fazendo a cobertura extensiva das redes sociais, dos novos games e das tendências de mercado e negócios da área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário