21 maio 2009

Isto é Malu

Os itens culturais mais presentes na vida de Malu Mader, editora convidada da Tpm de abril

A atriz – e agora também diretora de cinema – Malu Mader dá uma pausa nas câmeras para, munida de papel, caneta e boas ideias, integrar a equipe da Tpm por um mês. Não fosse ela, a revista que você tem em mãos seria outra.

Quem via Malu Mader falando alto e fazendo anotações no café da carioca Livraria da Travessa, com a equipe da Tpm, numa quarta-feira à tarde, olhava de novo para confirmar a cena. Era ela mesma: a atriz que dispensa apresentações e está há 19 anos casada com Tony Bellotto, dos Titãs, com quem forma o casal que virou referência de uma geração. Aquela que é mais fácil associar a uma personagem do bem do que a uma vilã, e que pela tela, dá para ver que é gente boa. Ela, que se sente em casa em Ipanema, seu bairro desde sempre no Rio de Janeiro; e que foi Páginas Vermelhas e capa da Tpm #8, clicada por Murillo Meirel­les. O mesmo fotógrafo é agora o responsável por esta capa com a Maria Flor – atriz que, aliás, ficou amiga de Malu em Eterna Ma­gia, novela global de 2007.

A versão “Malu editora de revista” revelou uma profissio­nal que abraça a causa, é detalhista e respeita prazos. Ela não desliga o celular para ir à aula de tênis, deixa recado para a Re­dação às dez da noite e faz questão de ver textos editados e layouts prontos. Não à toa, suas sugestões e influências permeiam a revista do começo ao fim.

Foi ela quem indicou, para a Amiga-da-amiga, Regina Casé, Benedita, filha de Regina, e Marquinhos, trompetista e flau­tis­ta, mora­dor do morro Dona Marta. Ele participou de Contra­tem­po, do­cu­men­tário dirigido por Malu e Mini Kert – que é a ou­tra entrevistada dessa seção. Na página reservada à editora con­vidada especial, no Bazar, Malu publica um texto de Turibio Santos, um dos mais consagrados violinistas da atualidade. Ne­le, o mú­sico relaciona Heitor Villa-Lobos, os problemas sociais de hoje em dia e o filme de Malu – sua estreia atrás das câ­meras – lan­çado em fevereiro deste ano. Ainda no Bazar, mos­trar as pe­­ças da atriz Betty Gofman, que está na novela Ca­minho das Índias, também foi sugestão dela.

A matéria de viagem foi escrita por sua sobrinha, Erika Ma­der, que este mês assume o comando do programa Lugar Inco­mum, no Multishow. Por causa do novo trabalho, ela foi morar e estudar em Nova York e fez uma seleção de dicas para a Tpm. A diretora de arte Tite, que mostrou a casa nesta edição, é comadre e amiga de Malu desde os 15 anos. Para a seção Beleza, do Ma­gazine, a atriz sugeriu a carioca Carol Solberg, que, seguindo os passos da mãe, Isabel, é jogadora de vôlei de praia. “Ela tem uma beleza natural”, constata Malu, que, aos 42 anos, não fica atrás no mesmo quesito.

Sem plásticas e com dois filhos (João, 13, e Antônio, 11), Malu emprestou parte de seu tempo, de seus amigos e de sua cria­ti­vi­dade para dar o tom desta revista. A seguir, 15 top lists dos itens mais presentes na vida da atriz, para entrar no clima da edição.

1_LUGARES
Ipa­nema: minhas casas, minha fa­mília, meu primeiro colégio (Rio de Janeiro de Ipanema), minha praia; casa da minha vó Landa, em Re­sen­de; minha casa em Pe­­nedo; outros co­lé­gios (Te­re­­ziano e Bahiense), na Gávea; Tablado e Globo, Bai­­xo Leblon e Jardim Bo­tânico.

2_NOVELA
Selva de Pedra, Janete Clair; Pecado Ca­pital, Janete Clair; Escrava Isaura, Gilberto Braga; Dancin’ Days, Gil­ber­to Braga; Vale Tudo, Gilberto Braga, Agui­naldo Silva e Leonor Bassères; O Rebu, Bráulio Pedroso; Saramandaia, Dias Go­mes; O Bem-Amado, Dias Gomes.

3_SÉRIES E MINISSÉRIES
Os Maias, Maria Adelaide Amaral; Cenas de um Casamento, Ingmar Bergman.

4_ATORES
Pedro Cardoso, Matheus Nachtergaele, Fe­li­pe Camargo, Antônio Fagundes, Luis Gustavo, Cássio Gabus Mendes, Fábio As­sunção, Tony Ramos, Robert de Niro, Mar­lon Brando, Jack Nicholson, Ricardo Da­rín, Sean Penn, Javier Bardem, Philip Sey­mour Hoffman, Paulo Gracindo, Otávio Mül­ler, Milton Moraes, Mário Lago, Cláu­dio Correa e Castro, Nelson Dantas, Da­niel Dantas, Jardel Filho, Antonio Calloni, Lázaro Ramos.

5_ATRIZES
Fernanda Montenegro, Fernanda Torres, Cássia Kiss, Regina Casé, Debora Bloch, An­dréa Beltrão, Marília Pêra, Betty Gof­man, Cláudia Abreu, Isabela Garcia, Ana Beatriz Nogueira, Heloísa Périssé, Glória Pires, Kate Winslet, Betty Davis, Diane Kea­­ton, Dina Sfat, Lilian Lemmertz, Cley­de Yáconis, Irene Ravache, Ma­ria Flor, Eliane Giardini.

6_FILMES
O Poderoso Chefão, Francis Ford Coppola; Os Bons Companheiros, Martin Scorsese; Cidade de Deus, Fernando Meirelles; Cla­mor do Sexo, Elia Kazan; Pacto de Sangue, Billy Wilder; Pulp Fiction, Quentin Taran­ti­no; Quanto mais Quente Melhor, Billy Wil­der; Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, Wo­ody Allen; Pequena Miss Sunshine, Jo­na­than Dayton e Valerie Fa­ris; Tudo sobre Mi­nha Mãe, Pedro Almo­dó­var; E Sua Mãe tam­bém, Alfonso Cuarón; A Regra do Jogo, Jean Renoir; Cidadão Kane, Orson Welles, To­das as Mulheres do Mun­do, Do­mingos Oliveira.

7_INFANTIS
Ratatouille, Disney/Pixar; Os In­­críveis, Disney/Pixar; Toy Story, Disney/Pixar; O Rei Leão, Disney/Pixar; Pro­curando Ne­mo, Disney; Sítio do Picapau Ama­relo, série da Globo; Pluft – O Fan­tas­minha, A Menina e o Vento, A Bru­xinha Que Era Boa e Os Cigarras e os For­migas, todas pe­ças de Maria Clara Ma­chado; Vila Sésamo, série da Globo.

8_CANTORES INTERNACIONAIS
Marvin Gaye, Stevie Wonder, Michael ­Ja­ck­­­­son, Ray Charles, Nat King Cole, Bob Mar­­ley, Barry White, Frank Sinatra, James Brown.

9_CANTORES BRASILEIROS
Caetano, Gil, Roberto Carlos, Chico Buar­que, Jorge Ben Jor, Tim Maia, João Gilberto, Tom Jobim.

10_CANTORAS
Billie Holiday, Rita Lee, Maria Bethânia, Gal Costa, Amy Winehouse, Ella Fitzge­rald, Dinah Washington, Marisa Monte.

11_BANDAS
Titãs, Paralamas do Sucesso, Legião, Os Mu­tantes, The Beatles, Stones, The Clash, Nirvana, Novos Baia­nos, Barão Vermelho.

12_ESCRITORES
Machado de Assis, Nelson Rodrigues, Gui­marães Rosa, Clarice Lispector, Fernando Pessoa, Manuel Bandeira, Carlos Drum­mond de Andrade, Vinicius de Moraes, Ma­noel de Barros, Philip Roth, Albert Ca­mus, Tchékhov, Shakespeare, Sthendal, J. D. Salinger, Balzac, Jorge Amado, Rubem Fonseca, Maria Clara Machado.

13_CLÁSSICOS
Villa-Lobos, Rachmaninov, Bach, Beetho­ven, Debussy, Mozart, Chopin, Mahler, Erik Satie.

14_PEÇAS
Vestido de Noiva, Nelson Rodrigues; A Gai­vota, Anton Tchékhov; As Lágrimas Amar­gas de Petra von Kant, Rainer Werner Fas­sbinder; A Aurora da Minha Vida, Naum Alves de Souza; A Nossa Cidade, Thornton Wilder; Capitães da Areia, Jorge Amado; Or­lando, Virginia Woolf; A Casa dos Budas Ditosos, João Ubaldo Ribeiro; Os Igno­ran­tes, Pedro Cardoso; Shakespeare (difí­cil es­­colher uma peça.).

15_ARTES PLÁSTICAS
Vik Muniz, Picasso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário