13 outubro 2003

Virunduns - Nossas Gafes Auditiva


Por Paulo Rogério Nunes*


Você já se pegou cantando uma letra de música totalmente diferente da letra orginal? Isso te deixou constrangido e com uma sensação de debilidade? Não se preocupe, existem hoje na internet vários sites e blogs que discutem estas nossas gafes auditivas cotidianas carinhosamente chamadas de "Virunduns".

O termo "Virundu" vem da corruptela de "Ouviram do Ipiranga ..", que alguns ouvidos mais aguçados entendiam como "Virundu Ipiranga margens plácidas..", e foi batizado por Paulo Francis na época do primeiro Pasquim. Este tipo de apelido foi baseado no "mondegreen" americano, quando a jornalista Sylvia Wright descobriu que cantarolava "And Lady Mondegreen", onde o certo seria: "They had slain the Earl of Moray", designando a partir de então como "Mondegreen" a toda e qualquer prosódia ou falha de interpretação musical.

Nas versões tupiniquins os trocadilhos são interminavéis, como em Paralamas do Sucesso na música Alagados: "Alagados, Trenchtown/ favela da maré". As interpretações são muitas: o Trenchtown (uma das maiores favelas de Kingston, capital da Jamaica) vira "cristal", "central", "nescau", "flintstones" e "favela da Maré" tranquilamente cai no imaginário coletivo como "a beira da maré ", " a bela da maré", "a velha da guaré ".

Na música "Oceano", do alagoano Djavan, as interpretações são casos para Umberto Eco, Chomsky e seus amigos da linguística analisar. Vejam:

"Amar é um deserto e seus temores " transforma-se em: "Amarelo deserto e seus temores..." ou ainda "a maré é um deserto e seus temores".

No quesito música internacional temos o clássico do Red Hot Chili Peppers "Give it Way", que virou " dibriuei, dibriuei, dibriuei nau " na boca dos roqueiros de plantão.

Voltando ao Hino Nacional temos as inacreditáveis versões:

"..Verás que um filisteu não foge à luta" e "..do que a terra margarida" que com certeza fariam Joaquim Osório e Francisco Manuel da Silva se contorcerem no túmulo.

A lista de lapsos é imensa e pode ser pesquisada em: http://virunduns.blogger.com.br. Acesse o site e conte o seu, afinal, quem nunca cometeu um virundu na vida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário