18 julho 2003

Mais uma dica Cult



Abre ao público hoje (18), na Sala Paulo Figueiredo, a exposição "Portinari 100 anos: Alegorias do Brasil", com curadoria de Tadeu Chiarelli. A mostra de cerca 30 obras, pertencentes a colecionadores, museus e instituições de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Buenos Aires, está focada entre os anos 30 e 40, um dos melhores períodos da obra de Cândido Portinari (1903-1962).

O enfoque da exposição, segundo o curador, conduz o espectador a aprofundar em três vertentes na obra do artista produzida naquele período. A primeira dialoga com a tradição da pintura italiana, principalmente com as obras de mestres como De Chirico, Rafael e Michelangelo. Nessa fase, Portinari trata suas figuras com forte volumetria e a nítida distinção entre figura e fundo.




Exposição: "Portinari 100 anos: Alegorias do Brasil"
Curadoria: Tadeu Chiarelli
Local: MAM - Museu de arte Moderna de São Paulo – Sala Paulo Figueiredo
Endereço: Parque do Ibirapuera, portões 2 e 3 - tel (11) 5549-9688/ 5085-1300
Período: De 18 de julho a 28 de setembro
Horários: terças, quartas e sextas-feiras, das 12h às 18h, quintas-feiras, das 12h às 22h, e sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
Ingressos: R$ 5,00 (estudantes pagam meia)
* Sócios do MAM, crianças até 10 anos e adultos com mais de 65 anos não pagam entrada. A entrada é franca às terças-feiras, durante todo o dia, e às quintas-feiras, a partir das 17h

Site: www.mam.org.br

Eu já estive numa exposição aqui na Unicamp das obras de Portinari, e fiquei muito encantada e emocionada, fotografei quase todas as obras! O mais interessante foi que a IBM patrocinou o evento e era direcionado à crianças, os monitores faziam a relação das obras de Portinari com estudos de física (luz, mecânica, etc), química e matemática. Acho genial a idéia de levar crianças aos museus, mas mais importante é educar usando as obras dos museus.

Farei o possível pra dar uma olhada nessa tbm...

Nenhum comentário:

Postar um comentário