03 novembro 2003

Saiu na revista Galileu....


"Quem nunca atribuiu as terríveis e desastrosas coincidências cotidianas à Lei de Murphy, que atire o primeiro pão com manteiga. Pode não acertar o alvo, mas terá uma certeza: a fatia cairá com o lado recheado para baixo.
Coincidência? Nem tanto. A gravidade e a altura média das mesas usadas por nós são responsáveis por esse resultado, assim como o culpado pelas meias constantemente desemparceiradas nas gavetas é o número de modelos diferentes que possuímos.
Princípios científicos simples, mas desconhecidos da maior parte das pessoas, fazem com que essa bem humorada constatação da fatalidade da vida pareça sabedoria sobrenatural ou lenda urbana. Para o físico britânico Robert Matthews, da Universidade Aston, em Birmingham, a famosa afirmação de que "se alguma coisa puder dar errado, dará" é matemática pura. Há quase uma década o pesquisador dedica-se ao estudo dessas pequenas peças pregadas pelo dia-a-dia e é categórico ao afirmar que sim, as coisas têm mais chance de acabar mal do que bem.
A quase infalibilidade desse princípio rendeu a seus criadores um troféu IgNobel, honraria entregue anualmente aos autores de pesquisas improváveis. O criador do prêmio, Marc Abrahams, explica a razão: "Ele faz as pessoas rirem primeiro e, depois, pensarem". GALILEU aceitou o desafio e mostra, nesta reportagem, os fatos que envolvem essa curiosa lei..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário