29 setembro 2003

A TV vai ao cinema

Números divulgados nesta semana pela Agência Nacional do Cinema evidenciam o cenário relativamente positivo do setor cinematográfico. O público dos filmes brasileiros aumentou mais de 200 vezes em 10 anos. E nos próximos meses, um conjunto de lançamentos comerciais, vários deles da Globo Filmes e com personagens da telinha, pode dar mais um “empurrão” ao mercado. Entre os protagonistas deste pacote “primavera-verão” estão a dupla Sandy & Júnior, o Padre Marcelo Rossi, “Os Normais”, “Casseta & Planeta” e, para variar, a Xuxa. Se tudo der certo, a Ancine prevê que o cinema nacional tenha, até janeiro, 20% do total de espectadores do país.


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Mas quando se trata do mercado musical, ao contrário, esse clima otimista passa longe. O balanço de 2002, divulgado nesta semana pela ABPD (Associação Brasileira dos Produtores de Discos) e pela IFPI (Federação Internacional da Indústria Fonográfica), confirmou a previsão de queda nas vendas mundiais: 7% em valor e 8% em unidades. Os Estados Unidos, líderes no setor, têm desempenho cada vez pior: o mercado encolheu 4,5% em 2001 e 10% em 2002. No Brasil, as vendas de CDs caíram 20%, mas houve um pequeno crescimento se considerarmos o mercado total de áudio (3,6% em valores e 1,7% em unidades).

Mais uma vez, a pirataria está entre as principais causas da decadência da grande indústria fonográfica. Em 2002, os produtos falsificados ou ilegais ocuparam 59% do mercado brasileiro, contra 53% no ano anterior. Mas é preciso considerar que os números da ABPD se referem, principalmente, às gravadoras grandes e médias. Parte da produção das empresas musicais independentes – que se multiplicam ano a ano – ainda não está nas estatísticas. (Fonte: Cultura e Mercado)


>>A qualidade das produções cinematográficas brasileira ainda é melhor - em vários aspectos, mas principalmente de roteiro, conteúdo, enredos, etc... - do que a TV. Espero que a ganância dos produtores dos programas de TV não emporcalhe o cinema, que de uns tempos pra cá, tem se superado!



Público do cinema nacional aumentou 200 vezes
Entre 1992 e 2002, número de espectadores de filmes brasileiros saltou de 36 mil para 7,29 milhões, mas os produtores levam até 4 anos para conseguir patrocínio

O público de filmes nacionais de longa-metragem aumentou mais de 200 vezes entre 1992 e 2002, pulando de 36 mil espectadores para 7,29 milhões. No mesmo período, o total de ingressos vendidos no Brasil, incluindo de filmes estrangeiros, também cresceu, mas em proporção bem menor: de 75 milhões para 91 milhões (21%). Assim, o cinema nacional, que tinha 0,05% do público do país, fechou o ano passado com 8%. Ainda durante esses dez anos, o número de filmes brasileiros lançados no mercado exibidor interno aumentou de 1,3% para 26,9%, em relação ao total de lançamentos. O aumento de público do cinema nacional, em comparação com o ano passado (de R$ 6,98 milhões de espectadores) foi de 4,4%. (Fonte: Cultura e Mercado)


Itaú Cultural focaliza cinema brasileiro

O segundo evento da série Foco - Cinema Brasileiro em Debate, promovido pelo núcleo de Cinema e Vídeo do Itaú Cultural, evento quinzenal, traz como convidado o pesquisador Henri Gervaiseau. Doutor em comunicação pela ECO-UFRJ, professor e pesquisador da ECA-USP, irá discutir O Ensino de Cinema e o Papel da Universidade na Formação do Profissional, amanhã sexta, às 10h, com entrada franca.

Cinema e ensino
A situação das universidades públicas, que detêm professores enomados na área, mas não dispõem de verbas e equipamentos básicos para a realização de trabalhos experimentais, e a das universidades particulares, exatamente contrária à das federais, estaduais e municipais, são assuntos que devem ser abordados. O modo como a formação acadêmica em cinema influi na carreira do realizador, além do papel de cursos autônomos e profissionalizantes, também estarão em pauta no debate mediado por Roberto Cruz, gerente de Cinema e Vídeo do Itaú Cultural.

O próximo encontro da série será no dia 10 de outubro, com a convidada Suzana Amaral, que debate O Processo de Criação e de Produção de um Filme no Brasil. A série Foco - Cinema Brasileiro em Debate pode ser acompanhada pela internet no site www.itaucultural.org.br, que trás maiores informações e trechos dos melhores momentos dos debates. O Itaú Cultural fica na Avenida Paulista, 149 - estação Brigadeiro do metrô. Telefone: 11 3268 1776/1777. (Fonte: Cultura e Mercado)

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