05 fevereiro 2013

Férias na Bahia - Arraial d'Ajuda

ui ui ui ui ui.... esse post está pronto desde maio do ano passado, pensa?!? rsrsrsrsrs
Sério, eu já estou aqui planejando um post sobre o planejamento das férias de 2013 sem postar o balanço das férias de 2012... me desafiei a publicá-lo agora. "Só" faltavam as fotos".

-----

Voltei dos meus dias de férias na praia. Eu juro que tentei fazer outros posts de lá, mas não rolou. Não foi por falta de tempo... hahahahaah sério, as horas na Bahia demoram muuuuuito para passar.  Depois que eu escrevi elogiando a internet do hotel, a velocidade nunca mais foi a mesma :((

Neste post eu queria apenas dar algumas dicas para quem está pensando ou procurando um lugar para passar as férias ou feriados prolongados, ok?!

Eu tinha um certo pré-conceito com Porto Seguro. Por ser um dos destinos mais baratinhos da CVC, eu achava que lá era um daqueles lugares extremamente comerciais, com praias sujas, gente querendo vender um monte de coisas, nenhuma paisagem natural, etc, etc...

Com esse pré-conceito, escolhemos Arraial d'Ajuda como uma opção na mesma faixa de preço. Não compramos nenhum pacote da CVC. Apenas fechamos com eles a hospedagem. Siiiiiiiim!! a hospedagem ficou 30% mais barata com a CVC mediando do que se tivéssemos fechado diretamente com o hotel.

Baixa Temporada - Foi ótimo viajarmos nessa época (Abril) para lá. A cidade estava vazia com pequenos grupos de turistas, supermercado, banco, lavanderia, restaurantes, praias tudo com uma lotação super razoável... atendimento dedicado, sabe?! Nenhum grupinho de estudantes bêbados fazendo farra ou mexendo com a gente. Pelo contrário... só família com crianças pequenas ou casais. Voltamos pra casa na hora certa... no meio do feriado prolongado e tudo o que eu não queria vi começar a acontecer. Carros com som alto na rua, os tais grupinhos de estudantes farreando, hotel sendo lotado, etc, etc...

Hospedagem - Em Arraial tem milhares de pousadas. Não me peçam indicações pois não conheci nenhuma. Ou vc vai por conta e risco ou dá aquela pesquisada básica na internet.

Eu e o meu marido ficamos no Arraial Bangalô by Nobile. Para nós, esta foi a melhor escolha. A gente queria algo simples, aconchegante, a beira mar, com todas as regalias que a gente tem num hotel, mas com cara de pousada ;D Usamos bastante a academia, a saúna, as redes e a mesa de sinuca. A única coisa que nos tirou o sossego foram os pernilongos durante a noite. Nada que um bom inseticida não resolveu ;D

Ah! outra dica preciosa... alugue um carro!!! Até existe um transporte coletivo por lá, mas não boto a minha não no fogo. Se vc não alugar um carro, vc vai ter que pagar pelos passeios para as melhores praias.


Praias - Eu já tinha ouvido falar sobre praia loteadas, mas só lá em Arraial eu entendi o que é isso :O Diferente de Porto Seguro, em Arraial não existe uma via beira-mar que vai te "mostrando" as praias e quando vc quiser, é só parar, descer do carro e tomar um banho. Em Arraial, vc tem que pagar pra ver o mar e curtir a praia. Se prepare! As praias são muito bem escondidinhas e protegidas por pousadas e "barracas".

Duas praias que me encantaram foram: Taípe e Espelho.


Em Porto Seguro, a praia que mais curtimos foi a Coroa Vermelha.

Alimentação - Não vi muuuuuuitas barraquinhas ou restaurantes de comidinhas típicas. Se você é do estilo do meu maridão que não gosta de variar, mesmo nas férias... fique tranquilo. É comum você encontrar nos restaurantes da cidade um bom prato de arroz, feijão, purê de batatas e bife ou frango empanado. Agora, nas praias, existem as barracas que são as donas do pedaço. Lá o esquema é diferente. É lá que vc vai encontrar os melhores peixes assados ou fritos e tudo mais que vem do mar... A média de preço do peixe assado para duas pessoas: R$100,00. Sucos na média de R$4,50.

Cultura - Em Arraial e Trancoso têm seus centrinhos culturais bem bonitinhos e interessantes. Mas em Porto Seguro é que tudo acontece. Eu sou louca por história e para mim foi mágico estar na "costa do descobrimento". Existem vários museus lá em Porto, não fomos em nenhum :P Mas passei horas no primeiro vilarejo do Brasil, passamos por Santa Cruz de Cabrália e nos divertimos bastante no dia do índio lá na praia de Coroa Vermelha.

Compras - Então... essa parte também foi super interessante. hihihihihihihhi Comprei algumas coisinhas bem legais lá em Arraial, porém algumas coisas como chaveiros, imãs de geladeiras e essas besteirinhas de lembrancinhas compensam ser compradas em Porto Seguro, é mais barato.
Mas em Arraial encontrei algumas coisas que só eram produzidas e vendidas somente lá.

Algumas fotos

Crepe no Beco das Cores

música ao vivo da melhor qualidade

churrascaria na beira da praia... porto seguro

búfalos

comércio Arraial d'Ajuda

caminho para a praia do espelho

praia do espelho

praia do espelho

praia do espelho

praia do espelho

praia do espelho

praia do espelho

arraial d'ajuda

arraial d'ajuda

praia coroa vermelha - porto seguro

no hotel

no hotel

no hotel

praia taípe

peixe frito na praia taípe

praia taípe

vista do hotel

no hotel

arraial d'ajuda

no hotel


praia de pitinga

no centro de arraial

quadrado de trancoso

quadrado de trancoso

trancoso


peixe na telha - trancoso

trancoso

praia das pitinga

praia coroa vermelha - porto seguro

praia coroa vermelha - porto seguro

amava essa vista em arraial

praia coroa vermelha - porto seguro

praia coroa vermelha - porto seguro

centro histórico - porto seguro

dia do índio - praia coroa vermelha

dia do índio - praia coroa vermelha

centro histórico - porto seguro

marco do descobrimento - centro histórico - porto seguro

marco do descobrimento - centro histórico - porto seguro

em arraial d'ajuda

em arraial d'ajuda

em arraial d'ajuda

em arraial d'ajuda

em arraial d'ajuda


Nenhum comentário:

Postar um comentário