Tecnologia aplicada em publicidades faz sucesso na internet
A tecnologia ajuda o cinema a criar cenas que seriam impossíveis no mundo real. Os recursos já chegaram à propaganda e aos jogos eletrônicos. E o grau de perfeição deixa todo mundo fascinado.
Eles ainda são bebês, mas fazem acrobacias que muitos adultos não conseguem. Saltam obstáculos, patinam num pé só, dançam... E mesmo quando parecem perder o equilíbrio, não perdem a graça.
O vídeo, feito para uma campanha publicitária, é uma superprodução que conquistou internautas do mundo inteiro. São 96 bebês de verdade que emprestaram seus rostinhos para essas criaturas virtuais.
“O que os artistas fizeram foi adicionar o rosto que é filmado. Uma vez que eles tem esse rostinho do bebê, eles tem como colar isso no boneco que é 3D” explica o professor de design, Carlos Eduardo Nogueira
A tecnologia para fazer vídeos como esse já é usada no Brasil. Os equipamentos custam caro, mas são capazes de fazer muita coisa, como um monstro. Mas o trabalho também é grande.
Primeiro foi feito o modelo em três dimensões. Depois ele ganha textura. E em seguida, uma estrutura que mais parece um esqueleto que permite movimentos do personagem.
O artista gráfico Fabrício Umezaki fez os movimentos que queria que o monstro reproduzisse. Eles foram capturados e transferidos para o esqueleto. “Essa tecnologia era utilizada mais em cinema ou em produções de grande custo. Atualmente ela já é muito usada não só no cinema, mas também na indústria de games e publicidade, até mesmo televisão”, conta o artista gráfico.
Foi o mesmo processo na propaganda com os bebês. Sensores magnéticos espalhados pelo corpo de um patinador transmitiram informações para um computador. Assim os bebês virtuais deram um show de gente grande.
A técnica também pode "promover" encontros pouco prováveis no mundo real, como uma balada com diversas personalidades americanas. (Patrícia Taufer - São Paulo)
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