28 maio 2013

Livros para download sobre Costura

Isso mesmo... vou juntar neste post alguns dos livros que eu já baixei e tenho como guias ;) Eu não aconselho a você usá-los como únicos instrumentos de instrução para começar a costurar... faça um curso presencial antes e então vc vai conseguir decifrar o conteúdo desse livros, tá?!



O Grande Livro da Costura!
Corta, costura, alinhava, desmancha, refaz, sempre assim, seja no atelier, seja em um cantinho da casa, quem se aventura pelo mundo da costura sabe que nem tudo são flores, muita paciência e persistência são exigidas, para no fim orgulhar-se da peça ou refazê-la.

Para quem está aprendendo, para quem já aprendeu e precisa relembrar e até mesmo para quem já sabe tudo, uma fonte de consulta nunca é demais.  Muitas vezes o desespero faz com que se deseje um guia completo, estruturado e confiável sobre o assunto, bem, ele existe e é conhecido como “O Grande Livro da Costura”, realmente sem modéstia porque não é necessário.

Todo passo a passo, segredinho, ajuda, pode ser encontrado nele, até uma noção sobre tecidos ele fornece. Os autodidatas realmente vão apreciar!
Baixe o livro completo em pdf.
Visualize o livro completo.
Caso vc não consiga de jeito nenhum baixar o livro, deixe um comentário... eu te mando por e-mail ;)



Burda, a costura tornada fácil
“A costura tornada fácil” é o instrumento crucial para desenvolver os seus projectos de confecção à medida, com base nos moldes burda. É uma viagem de A de Agulhas a Z de Ziguezague, que cobre todo o espectro de informações práticas e teóricas essenciais, dos tecidos aos materiais, com pormenores sobre as técnicas adequadas à confecção de um modelo personalizado.

As técnicas base de corte e costura são naturalmente transversais, mas o livro apresenta dicas e sugestões que permitem adaptar os moldes a características particulares e únicas. Nenhuma mulher é igual a outra e todas têm as suas formas distintas… O que não é impeditivo que qualquer modelo lhe assente na perfeição.

É todo este manancial de informação que é proposto. Um guia que pode ser abordado de várias formas: ler de “fio a pavio” ou pura e simplesmente consultar especificamente as matérias específicas que levantem dúvidas. Uma obra de consulta completa e obrigatória para principiantes ou especialistas na arte da costura.
Acesse o livro completo.



Faça você mesma: 25 modelos de blusas e blusões - Gil Brandão
25 lindos modelos para fazê-la ainda mais elegante.
Para fazer o download do livro.



Faça você mesma: 35 modelos de saias - Gil Brandão
Aprenda a cortar 35 modelos de saias práticas e elegantes para todos os momentos.
Para fazer o download do livro clique aqui.


Faça você mesma: 23 modelos de vestidos - Gil Brandão
Aqui você vai ver diversas sugestões de vestidos para todas as ocasiões, desde um simples modelo para o dia a dia até um vestido de festa.
Faça o download do livro.


Aprenda a costurar
Este livro conta com lições de modelagem, corte e costura. Segundo Gil Brandão, este era um “método simples e objetivo de como se cortar e costurar” que tinha como público mulheres que podiam não ter quaisquer conhecimentos sobre corte e costura, pois, como observou o autor, costurar “bem se baseia em um pequeno trinômio: paciência, bom gosto e um pouco de imaginação”.
Para fazer o download clique aqui.


Acabamentos da Costura
Dicas e técnicas para um acabamento básico e fino.
Baixe aqui.

Curso de Corte e Costura - Gil Brandão
Volume 1 | Volume 2 | Volume 3 | Volume 4



Manequim: Guia básico de costura
Um guia lançado em parceria com a Singer e a tradicional Revista Manequim. Imperdível!
Faça o download.

22 maio 2013

Melhor fotógrafa de cães: Jessica Trinh


Nunca vi alguém fotografar tão bem cachorros como a Jessica Trinh. Cores, foco, ambiente, luz, tá tudo perfeito.
As fotos de cachorros que ela faz são lindíssimas! dá uma olhada ;)







15 maio 2013

MAIO2013 - Livros do Mês

Coincidência ou não, os dois livros que eu quero ler durante esse mês são da mesma editora. Um deles eu comprei nas Americanas, eu amo comprar livros lá por causa do precinho superacessível.

O Líder 360º
Autor: John C. Maxwell
Editora: Thomas Nelson Inc
É possível ser um bom líder mesmo quando a pessoa não ocupa posição de chefia. Em O Líder 360º, o palestrante e treinador de líderes John C. Maxwell mostra como 99% da liderança na maioria das organizações é exercida a partir do médio escalão da estrutura corporativa. E também compartilha segredos que permitem aumentar o poder de influência a partir de qualquer ponto de hierarquia.

----
Este foi o livro que eu encontrei nas Americanas... Estou super animada para escrever alguns trechos e lições desse livro aqui no  blog, viu?! Logo, logo, vcs verão novidades interessantes por aqui, para nós menininhas ;)
A Mulher V: Moderna, À Moda Antiga
Autora: Cristiane Cardoso
Editora: Thomas Nelson Inc

Qual é a mulher de verdade?
-A 'Amélia' que acha bonito não ter o que comer e não tem a menor vaidade (leia-se 'cuidados com a aparência')?
-A 'periguete' que não tem outra preocupação senão roupas de grife e baladas?
-Ou a 'madame' que faz cabelo e lipo nos intervalos em que usa o cartão de crédito?
Cristiane Cardoso propõe uma mulher diferente, na contramão dos estereótipos. A coautora do sucesso Casamento Blindado vai buscar no livro bíblico de Provérbios a inspiração para definir o que chama "Mulher V": moderna, claro, mas que mantém valores que o tempo não apaga.
Conheça os 20 segredos dessa mulher extraordinária que todos os homens dariam tudo para ter a seu lado e torne-se também uma "Mulher V".
----
E vocês? O que estão lendo por esses dias?

12 maio 2013

Mania de Colecionar - II - Star Wars


Como eu já contei, fui criada cercada por coleções na casa dos meus pais. Hoje, aqui na minha casa, meio que senti falta dessa aventura de começar alguma coleção e ter aquela expectativa de sempre ter a próxima peça...
O meu marido é bem parecido com o meu pai neste sentido. Mas nunca tinha se dedicado. A primeira e única coleção que fizemos juntos e completamos foi o álbum da copa de 2010.

Começamos então a coleção Tesouros Artísticos Star Wars do Planeta de Agostini. São miniaturas dos personagens da série feitas de chumbo e pintadas a mão.

A coleção é composta por 64 figuras que são apresentadas em pedestais brancos e pretos com o símbolo correspondente às peças do xadrez. A princípio eu e o Nei não queremos montar o tabuleiro, queremos apenas ter todas ou a maioria das peças.

As figuras reproduzem fielmente seus personagens e foram criadas por artesãos com a supervisão da Lucasfilm.








10 maio 2013

Eu e a costura = um caso de amor

 Sou apaixonada por costura, moda, roupas e tecidos desde criança. Tenho lindas lembranças de passar horas no Supermercado dos Tecidos... perdida e encantada por tantas cores e texturas. Me lembro da minha mãe escolhendo tecidos, sentada na cadeira conversando com o estilista da loja com um desenho lindo de um vestido de princesa ou com um conjunto de saia e blazer com ombreiras. Que saudades.

Lembro também de passar horas na casa da Dorcas, a primeira fada madrinha que eu conheci. Isso mesmo, a Dorcas é amiga e era a costureira da família e das mulheres da igreja lá em Limeira. Lembro-me do cheiro da casa da Dorcas... cheiro de linha, de tecido e de uns assados maravilhosos que ela fazia. Era muito engraçado pois as mulheres da igreja se encontravam e diziam assim: "aaaaah... eu bem que vi esse tecido na Dorcas, seu vestido ficou lindo".

Desde sempre eu quis aprender a costurar, a saber os nomes dos tecidos etc... Foram várias as tentativas, mas no segundo semestre do ano passado eu consegui realizar efetivamente esse sonho. Lembro-me que na minha primeira noite de aula, saí do trabalho na mesma hora meu chefe (pastor Erton Köhler) e ele me perguntou pra onde eu ia com aquele monte de réguas. Eu respondi com todo orgulho, vou pro meu curso. Ele tentou adivinhar dizendo: ah é, curso de pós-graduação? Pra decepção dele eu disse que era pro meu curso de Corte e Costura... rsrsrsrsrsrs siiiim... ele deu um tapa na testa :P Mas eu não estava nem aí, pois eu estava realizando um sonho.

Foi com muuuuuuuito custo que eu consegui terminar, foram três meses com aulas todos os dias. O conteúdo do curso era costura feminina e infantil. Na prática produzimos uma camisa, uma saia e um vestido de criança, só que conceitualmente o curso é muito completo.

Hoje, tudo que se diz respeito a costura me encanta... máquinas antigas, tesouras, cortadores, agulhas, alfinetes, botões, moldes, etc. Percebo que é amor mesmo, sabe?! O bom de fazer um curso intenso foi isso, eu saí da paixão platônica para o amor prático ;)

Camisa: gola, manga, cava, botões, etc

Saia evasê: cós, zíper invisível, botão encapado, etc

Vestido com forro embutido, gola entre outros conceitos e mais uma calcinha

Vestido franzido



 Ufa.. ainda bem que eu consegui introduzir esse assunto por aqui... agora, eu acho que desencanto mais uns vários posts sobre essa delícia que é costurar.

E você? Já pensou em entrar para este clubinho?

08 maio 2013

Eu quero: Caderno de Roupas, Memórias e Croquis


Os traços de Ronaldo Fraga sempre foram sua marca registrada, assim como o rico repertório que permeia cada uma de suas coleções. Até colocar suas criações na passarela, o estilista registra ritualmente tudo. Do tema ao tecido, da cartela de cores às estampas, tudo passa pelos cadernos artesanais, que ele sai em busca antes mesmo de iniciar o seu processo criativo, a cada temporada.

Toda essa memória gráfica e o jeito peculiar de lidar com a moda acabou despertando o interesse de pessoas não só do segmento mas também de outras áreas como artes visuais, design, artes gráficas, entre outras.

Ao rever estes cadernos, Ronaldo decidiu que era hora de transformá-los em livro e assim dividir seu universo criativo que, transformado em roupas, ganha passarelas, araras e as ruas. Zuzu Angel, Nara Leão, Lupicínio Rodrigues, Carlos Drummond de Andrade, Guimarães Rosa, Pina Bausch, Athos Bulcão, e Rio São Francisco são só alguns dos personagens interpretados pelo estilista em suas 36 coleções, que agora estão reunidas no livro “Ronaldo Fraga: caderno de roupas, memórias e croquis”, publicado pela editora Cobogó.

“A ideia de juntar meus desenhos e inspirações neste livro nada mais é do que uma nova forma de registrar a moda. Esta busca por novos formatos sempre fez e fará parte da minha trajetória profissional”, explica.

Ronaldo Fraga priorizou os desenhos, que vêm com pequenos textos e anotações sobre as coleções. “É um livro de histórias contadas a partir de imagens de moda, para atrair a atenção de quem ama nossa área, de uma criança ou alguém de 100 anos”, define. A jornalista Regina Guerreiro, a consultora de moda Costanza Pascolato, e a pesquisadora Cristiane Mesquita assinam textos sobre o estilista e sua obra.

Como não há uma uniformidade entre os cadernos de trabalho de Ronaldo, que  mudam de formato, tamanho e tipo de papel conforme o tema da coleção,  a publicação respeita, e acompanha, esta particularidade. “Cadernos de Roupas, Memórias e Croquis” tem a capa em jacquard misturando diferentes estampas das coleções e a lombada dourada, lembrando livros antigos de contos de fada.

Para realizar seu desejo, o estilista contou com a Editora Cobogó. “Conheço o Ronaldo desde 2008, quando ele fez uma coleção inspirada na minha mãe, Nara Leão. Já ´namorávamos´ uma parceria há muito tempo e, no momento que ele me falou da intenção de lançar um livro, foi irresistível, não pensei duas vezes”, diz Isabel Diegues, à frente da editora.

 O livro também contém textos por Cristiane Mesquita, Costanza Pascolato e Regina Guerreiro.




06 maio 2013

Receita do Pudim de Sorvete - Férias de Maria


Durante a nossa feliz estadia em Porto Alegre, na casa da minha cunhada querida, experimentamos o melhor pudim de sorvete de todos os tempos! Na época, postei uma foto no instagram e a geral me pediu a receita do pudim. Eu até demoro, mas não falho ;D

Pudim de Sorvete da Jandira
Como fazer
Coloque ferver 1 lata de leite condensado, 1 lata de leite de vaca e 4 gemas, quando começar a engrossar, desligue.
Bater 2 claras em neve com 6 colheres de açúcar, após adicionar 1 lata de creme de leite. 
Espere o creme esfriar e misture as claras em neve.
Caramelize a forma de pudim com 4 colheres de Nescau em 7 colheres de água. Coloque tudo na forma e congele no freezer.